Em encontro realizado nesta sexta-feira, 15, em Limeira com Diretor Regional de Ensino José Roberto Varussa, o presidente da Câmara Municipal de Rio Claro Agnelo Matos expôs algumas situações que estão gerando dúvidas aos pais de alunos da rede pública.
Entre os pontos esclarecidos destaca-se a instalação de uma sala de aula para 30 alunos na Escola Estadual Zita de Godoy Camargo. “Crianças que concluíram a 4ª série na escola municipal Antonio Sebastião da Silva seriam direcionadas a unidade educacional Nelson Stroilli, o que gerou desconforto com os pais em relação à localidade da escola. A Câmara Municipal entrou no debate com a diretoria regional de ensino com discurso qualificado e verificou que o conflito foi resolvido antes no início da ano letivo. Os 30 alunos já estão estudando na Escola Estadual Zita de Godoy Camargo ”, explicou o presidente.
O Diretor Regional de Ensino José Roberto Varussa aproveitou para esclarecer sobre a situação e encaminhamento de vagas nas escolas. “Quero enfatizar que existe um sistema informatizado em todas as escolas estaduais para atender esta demanda. Os pais que precisam matricular ou pedir transferência precisam se dirigir a uma escola e fazer esta solicitação. Uma pessoa responsável verifica no sistema as vagas disponíveis. É tudo informatizado. Esta informação precisa ser ressaltada aos pais, que ainda têm dúvidas sobre este processo das vagas”, pontua o diretor.
Agnelo reforçou que a Câmara irá colaborar para esclarecer à população sobre este assunto. “O poder Legislativo se coloca à disposição para divulgar os procedimentos necessários referentes às vagas.”
O presidente da Câmara Municipal também sugeriu a implantação de um Fórum Permanente sobre educação. O objetivo, de acordo com Agnelo, é analisar a metodologia de ensino que atualmente está sendo utilizada nas escolas. “Com a internet, os jovens estão recebendo informações em abundância, mas isto não significa que estão sendo formados e direcionados para uma carreira e para uma conduta na vida pessoal.”
Para Agnelo Matos, o Fórum Permanente iria debater métodos pedagógicos para avançar na qualidade do ensino, podendo assim, oferecer uma formação aos alunos desenvolvendo suas aptidões.
“A Câmara Municipal está empenhada no bem coletivo, os interesses pessoais estão sendo superados pelas ações coletivas em prol da população.”