Durante visita ao agora Canil Municipal de Rio Claro, os vereadores Dalberto Christofoletti, Geraldo Voluntário e Raquel Picelli puderam verificar as mudanças ocorridas deste setembro do ano passado quando a prefeitura assumiu a tutela dos animais.
Os vereadores percorreram pelo local, que atualmente abriga 167 cachorros, e conferiram os abrigos dos animais, a alimentação e o tratamento veterinário. Eles destacaram as melhorias que foram feitas e observaram a separação por baias em decorrência das características de comportamento dos animais.
Os três vereadores defendem a implantação de políticas públicas em defesa dos animais.Para a vereadora Raquel Picelli, autora da lei que institui o Fórum da Posse Responsável, as questões que envolvem os animais deveria ser desassociada da Fundação de Saúde, ponto também defendido pelo próprio secretário Marco Aurélio Mestrinel e por Mauro Cerri, da Comissão dos Direitos e Defesa dos Animais da OAB.
“Irei levar esta discussão para o projeto de Reforma Administrativa que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal. Temos que avaliar em qual pasta as políticas públicas para os animais se encaixa melhor. O objetivo é realizarmos um amplo debate com o poder público, entidades e sociedade civil sobre o assunto”, informou a vereadora.
Raquel salientou que em relação aos animais de grande porte, seu primeiro trabalho na legislatura passada, vem dando certo com a Vigilância Patrimonial e que pretende continuar atuando agora com as questões dos animais de pequeno porte.
Dalberto Christofoletti ressaltou que esteve em São Carlos, onde existe a Diretoria do Bem-Estar Animal criada na estrutura da Secretaria Municipal da Agricultura.
“A Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonose, assumiu o canil e vem realizando um bom trabalho, mas percebo que em Rio Claro falta o serviço de atendimento veterinário gratuito ou de baixo custo às pessoas de baixa renda que possuam animais.”
Geraldo Voluntário se colocou à disposição para debater estas questões e colaborar com a implantação de políticas públicas em defesa dos animais. “Estou na Câmara Municipal para ajudar em todas as questões que envolvam a comunidade, principalmente os bairros que mais precisam.”, pontuou.
Enquanto este debate sobre a mudança de pasta não acontece o diretor da Fundação Municipal de Saúde Edson Rodrigues Filho informou que existem dois projetos para o Centro de Controle de Zoonose: a reforma e ampliação do local e a construção de um canil com 100 baias com suporte para abrigar 200 animais, dois por baia, além de dois gatis.
“A vice-prefeita Olga Salomão vai à Brasília em busca de recursos para estes projetos e a vereadora Maria do Carmo Guilherme também está em contato com o deputado Rircardo Izar para a viabilização de uma emenda parlamentar”, explicou o diretor.