- Educação, Notícias

Em visita à escola com secretária da Educação, Paulo Guedes alerta para problemas na reforma

Compartilhe:

A quatro dias do início do ano letivo na rede pública municipal e diante das preocupações de pais de diversos alunos, o vereador Paulo Guedes esteve reunido com a secretária municipal da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo na manhã de sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no interior das dependências da escola Victorino Machado localizada no Cervezão.

A discussão gira em torno da reforma do estabelecimento de ensino que compreende na cobertura de parte da área externa, reforma da cozinha e pintura de todo o prédio. Na avaliação do parlamentar, a vistoria não deixa dúvidas que o tempo escasso leva a empresa contratada a ‘atropelar’ o serviço.

“Podemos verificar a olho nu erros primários na obra como a pintura da cobertura sem antes proceder devida raspagem na estrutura metálica. Daqui a pouco meses, está estrutura vai estar enferrujada”, comenta o vereador. “O projeto de iluminação – que não leva em conta a ação de pássaros que furam o teto para fazer ninhos – e o assentamento das cerâmicas – sem deixar os frisos na massa – também são situações problemáticas”, detalhou Paulo Guedes.

Com relação ao tempo para a execução da reforma, Heloísa disse ao parlamentar que os educadores e representantes dos alunos foram informados que o período de férias escolares – cerca de um mês – era insuficiente para concluir os serviços. “O pessoal estava ciente das dificuldades, mas, a opção foi por fazer o trabalho”, afirmou a secretária.

Com relação aos apontamentos técnicos feitos por Paulo Guedes, a secretária disse ser responsável apenas pelo projeto da reforma e pelo processo que culminou com a contratação da empresa. “O setor de engenharia, que se encontra na Secretaria Municipal de Obras, é responsável pelo acompanhamento da obra. Na Educação não dispomos de engenheiros desta área”, sinalizou citando o nome interino da pasta como Rodrigo.

Diante das declarações de Heloísa, Paulo Guedes solicitou autorização para que possa buscar esclarecimentos, então, com o setor de Obras da prefeitura. “Jamais poderia fazer isso sem antes consultá-la”, disse o vereador. “Uma das minhas funções como parlamentar é fiscalizar e aqui não há dúvidas que temos muitos problemas”, frisou.

A reforma da escola Victorino Machado, escola que tem como diretor Anderson de Lima, tem orçamento superior a R$ 400 mil. Segundo ele, mesmo com o cronograma aperto o início do ano letivo não será prejudicado já que na semana que vem o período de Carnaval dará novo fôlego para que detalhes possam ser concluídos.

“Aliás – adiantou Paulo Guedes – adianto que substituição do telhado para que não chova mais dentro das salas de aulas e a reforma completa de todo sistema elétrico são os próximos passos deste trabalho pautado pela reivindicação, acompanhamento e fiscalização de obras”, disse o vereador.

Paulo Guedes, no final do encontro, lembrou a secretária Heloísa que em 2009, na condição de cidadão, solicitou à Alesp, através de emenda parlamentar do Aldo Demarchi, recursos para a reforma da Victorino Machado. “Por situações alheias a vontade do deputado e minha, o dinheiro foi enviado para Rio Claro, porém, não utilizado”, finaliza.