Problema que se arrasta na Rua 12 no Jardim Novo, a mina – que tem sua origem em terreno ladeado por residências – jorra água 24 horas/dia. A constatação, novamente, foi feita pela vereadora Maria do Carmo Guilherme na última quinta-feira, dia 24. Novamente, porque a peemedebista já havia sido informada do problema na legislatura passada. Esteve no local, solicitou providências da Secretaria Municipal de Obras, porém, até o momento não foi possível realizar o serviço.
Na avaliação da vereadora, se faz necessária a adoção de algumas medidas. A primeira, refere-se ao requerimento para que o Departamento Autônomo de Água e Esgoto, o Daae, faça análise técnica para apurar a qualidade da água. “A olho nu, a água parece ser boa, mas, não podemos permitir que moradores, principalmente crianças, consumam sem ter a certeza da sua potabilidade”, salienta.
Outra medida necessária diz respeito à canalização desta mina para que a água não seja despejada na rua danificando a pavimentação asfáltica. “As guias estão sendo engolidas por valetas enormes e as ruas ficando esburacadas”, constatou a líder da bancada do PMDB na Câmara.
Na área da saúde pública, Maria do Carmo faz duas considerações. A água da mina está deixando com limbo diversos trechos por onde passa. Pior ainda, afirma a vereadora, são os pontos onde a água da mina fica parada podendo se transformar em criadouros do mosquito da dengue.
A moradora do bairro, Ana Alice dos Santos de Moura confirma o problema verificado por Maria do Carmo e solicita ainda à administração municipal que envie para o Jardim Novo o caminhão da operação cata-bagulho. “Jogam até sofás nos terrenos baldios. Como ninguém vem buscar, acabam ateando fogo”, explica Ana Alice.
Ainda na visita ao Jardim Novo, Maria do Carmo destacou que o morador Rodrigo Carvalho faz trabalho social de extrema relevância para o município. Diariamente, faz a entrega de sopa para moradores de rua. “Os itens para o preparo da sopa são fornecidos pelo Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Ação Social. A família prepara e o Rodrigo faz a entrega pelas ruas”, detalha a peemedebista.