A deputada estadual, por Hortolândia, Ana Perugini (PT) vai estar em Rio Claro na próxima quinta-feira, dia 31. Na ocasião, a parlamentar, acompanhada da vereadora Raquel Picelli (PT), estará reunida com o provedor José Carlos Cardoso nas dependências da Santa Casa de Misericórida às 16 horas.
A pedido de Raquel Picelli, a deputada, em 2012, inclui no orçamento do governo estadual emenda destinando R$ 100 mil para a Santa Casa local. Agora, a parlamentar estará com o provedor para discutir os trâmites burocráticos necessários para que o recurso possa ser liberado ainda neste ano.
Na sequência, a deputada Ana Perugini vai visitar o presidente da Câmara Municipal, Agnelo Matos (PT). O encontro está previsto às 17h30.
Raquel Picelli comenta que solicitou apoio parlamentar de Ana Perugini por ter ciência das dificuldades financerias enfrentadas mês a mês pela Santa Casa de Misericórdia para manter o atendimento gratuito a todos de Rio Claro e região.
Histórico
Ana Lúcia Lippaus Perugini está em seu terceiro mandato legislativo consecutivo, o segundo como deputada estadual de São Paulo.
Casada, mãe de três meninas, é advogada e servidora licenciada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Iniciou sua trajetória nos movimentos sociais da década de 1980, na defesa da agricultura familiar e nos movimentos religiosos. Neste período, participou, juntamente com lideranças de Hortolândia, da criação do Partido dos Trabalhadores na cidade.
Depois de uma trajetória de lutas sociais foi eleita, em 2004, a vereadora mais votada da história do município. Chegou à Assembleia Legislativa em 2006, com 66.878 votos e foi reeleita, em 2010, com 115.342 votos.
A deputada é defensora da ampliação das políticas públicas para as mulheres. Sobre o assunto criou e coordena uma Frente Parlamentar. É dela a autoria do projeto de lei que propõe a implantação da vacina de prevenção do câncer do colo do útero na Rede Pública de Saúde e das semanas estaduais de conscientização sobre Endometriose e Infertilidade e sobre o Parto Natural.
No meio ambiente, defende saneamento básico para todos e a rediscussão da outorga do Sistema Cantareira, fornecedor de água para a grande parte da Grande São Paulo.
Ana Perugini é autora do projeto de lei que defende a compensação financeira, por parte do Governo de São Paulo, às cidades que abrigam ou venham a abrigar presídios. Uma ação em resposta aos impactos negativos causados por estas instituições.
Entre suas principais ações está, ainda, a luta contra o abuso das tarifas de pedágio nas rodovias paulistas. Por meio de iniciativa parlamentar, a deputada quer que usuários que morem ou trabalhem nas cidades onde se localizam as praças estejam isentos do valor. Uma medida de justiça social para garantir o direito de ir e vir.