O deslocamento de trabalhadores, mais de 20 mil ao todo, no Distrito Industrial provoca congestionamentos e acidentes ao longo da Avenida Brasil. O quadro é mais crítico por volta das 12 horas bem como no final de tarde. Carros, caminhões e motos se misturam aos ciclistas o que causa lentidão e riscos permanentes de colisões no trânsito.
Atento ao problema, o vereador João Zaine (PMDB), líder do governo na Câmara Municipal, apresenta proposta para que a situação possa ser resolvida garantindo a segurança dos trabalhadores.
Na avaliação do peemedebista, se faz necessário providenciar a pavimentação asfáltica à Avenida Potencial. Desta forma, a circulação de trabalhadores na Avenida Brasil seria reduzida no mínimo em 30%. “A Avenida Potencial, restando apenas um trecho de 500 metros para ser pavimentado, faz a ligação das empresas localizadas próximas a Sulplast ao Complexo Educacional e Esportivo do Sesi. Trata-se de um corredor paralelo à Avenida Brasil onde também se pode criar ciclovias organizando com segurança a volta dos trabalhadores para casa”, defende Zaine.
Diretor titular da Regional da Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo , o empresário Assed Bittar Filho avalia como extremamente positiva a proposta apresentada pelo vereador João Zaine. Ele, que administra uma das empresas localizadas no Distrito Industrial, testemunha diariamente o caos que se transformou o trânsito na Avenida Brasil em horários de pico.
“Na hora do almoço e nos finais de tarde a Avenida Brasil fica completamente congestionada. Este local está com uma sobrecarga no trânsito preocupante”, explica Assed Bittar que desde a década de 90 alerta autoridades da classe política para a necessidade de se criar uma nova rota de deslocamento para os trabalhadores. “O asfaltamento da Avenida Potencial, conforme defende o vereador João Zaine, trata-se de uma medida eficaz que vai resolver o problema”, enfatiza.
Além de conter o congestionamento na Avenida Brasil, cita o empresário, a pavimentação vai revitalizar a Avenida Potencial. Hoje, o trecho de 500 metros, tomado pela poeira nos dias quentes e pela lama na chuva, causa prejuízos ao Distrito Industrial no que diz respeito à produção interna bem como favorece o acúmulo de entulho e lixo ao longo da sua extensão.
“Temos uma área grande sem utilização às margens da Avenida Potencial. Com o asfaltamento, certamente, estes terrenos vão abrigar novas empresas gerando mais empregos, além de valorizar o Distrito Industrial como um todo”, analisa Assed Bittar.
A necessidade de pavimentação asfáltica da Avenida Potencial, sinaliza o vereador João Zaine, será debatida no plenário da Câmara Municipal – com a retomada das sessões ordinárias no próximo mês – bem como discutida com o governo municipal. “Precisamos viabilizar esta melhoria em prol de mais de 20 mil trabalhadores”, conclui o parlamentar do PMDB.