
Autoridades acompanham homenagem no plenário
Foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Rio Claro, a solenidade para a entrega do título Bombeiro do Ano. Foram homenageados os bombeiros Anderson Péricles de Oliveira e Nivaldo José Cornachioni Junior. A iniciativa da homenagem foi do vereador Juninho da Padaria, que na ocasião presidiu o evento.
Estiveram presentes na solenidade os vereadores Julinho Lopes, Geraldo Voluntário, o deputado Aldo Demarchi, o secretário Municipal de Segurança José Gustavo Viegas Carneiro, o Capitão Adriano Manoel Redua dos Santos, o Tenente Marcelo Augusto Catelani, o ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro Kleber Moura, além de familiares e amigos.
Segundo o vereador Juninho, a homenagem aos bombeiros é uma maneira de reconhecer um trabalho que é admirado por toda a população. “Eles são nossos anjos de farda. Pelo o que realizam em nossa cidade esta homenagem é pouco.”, reforça.
Em sua fala na tribuna, o vereador ainda destacou o andamento da criação de uma segunda Base do Corpo de Bombeiros em Rio Claro. “Desde 2009 estou atuando junto ao governo municipal e estadual para que a zona sul da cidade, nas imediações da Avenida Presidente Kennedy, seja contemplada com uma unidade dos Bombeiros. O objetivo é que em 2013 esta ação se torne realidade”, enfatiza.
Para o vereador, a cidade teve um grande crescimento e os moradores dos bairros Jardim Novo I e II, Guanabara, Jardim Paulista II acabam sendo prejudicados pela distância do Corpo dos Bombeiros. “Sabemos da responsabilidade e compromisso da corporação, porém o tempo que se gasta até chegar a estes bairros ocasionam problemas a população.”
O Capitão Adriano Manoel Redua dos Santos enfatizou que a escolha pelos dois homenageados foi uma eleição interna da corporação e que os dois designados obtiveram méritos pessoais para a conquista.
O deputado estadual Aldo Demarchi reconheceu a admiração da população pelos bombeiros e justificou a qualidade em decorrência da função que exercem. “Os bombeiros salvam vidas e os moradores valorizam estes profissionais.”
Representando o prefeito municipal Du Altimari, o secretário Municipal de Segurança José Gustavo Viegas Carneiro reforçou as palavras do vereador Juninho da Padaria e manifestou o trabalho em conjunto do poder Executivo, da Câmara Municipal e do governo estadual em implantar uma unidade dos bombeiros na zona sul de Rio Claro.
Após receberem a homenagem, o cabo Anderson Péricles de Oliveira fez um breve discurso sobre sua escolha em ser bombeiro. “Para ser bombeiro é preciso saber que exige muito trabalho, ter coragem para ir onde ninguém quer ir, vezes ficar longe da família e saber lidar com o ‘fantasma’ quando não consegue atingir seu objetivo. E apesar de todas estas situações nunca vi ninguém se arrepender de ser bombeiro”, encerra o homenageado sendo aplaudido de pé pelos colegas e familiares.
CABO PM ANDERSON PÉRICLES DE OLIVEIRA: filho de José Edeval de Oliveira e Magali Aparecida de Oliveira. Casado com Leonice Franscisca de Paula Oliveira e pai da Renata de Paula Oliveira. Formado como Técnico de Segurança do Trabalho. Ingressou na Policia Militar do Estado de São Paulo, no ano de 1990. Foi transferido para o Corpo de Bombeiros em 1999, atuando nos diversos serviços: Resgate, Incêndio e Salvamento, destacando-se em todos. Ao longo desse tempo, trabalhou por oito anos na força tarefa do Corpo de Bombeiros na capital do estado, auxiliou no socorro as vítimas da enchente em Santa Catarina e no Vale do Paraíba (SP). Também auxiliou no acidente da TAM voo 486 e no soterramento da estação Pinheiro em São Paulo, entre outras. Possui a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil outorgada pela comissão da associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz da ONU.
SOLDADO PM NIVALDO JOSÉ CORNACHIONI JUNIOR: Filho dE Nivaldo José Cornachioni (in memorian) e de Edivirges Maligeri Cornachioni. Ingressou na Policia Militar do Estado de São Paulo em 1992. Possui medalha de láurea do Mérito pessoal em 5º grau por destaque em ocorrência e medalha Valor Militar em prata. Formado em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho e Educação Física, pós-graduado na área de treinamento esportivo em alto rendimento aquático. Transferido para o Corpo de Bombeiros no ano de 1999, além das atividades de resgate e salvamento é o responsável pelo preparo físico da corporação. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do plano de auxílio mútuo que realiza palestras, cursos e simulados à população de Rio Claro e região. Participou do treinamento aos novos integrantes do SAMU de Limeira, realizado no Posto de Bombeiros de Rio Claro. Teve destaque nas seguintes ocorrências – localização de corpo no rio Ribeirão Claro e outro na lagoa localizada entre o município de Ajapi e Ferraz; atendimento na ocorrência de queda de aeronave na avenida 29; combate ao incêndio em uma fábrica de tecido; uma carreta de oxigênio e outra carreta carregada de madeira na rodovia Washington Luiz.