- Notícias

Festa do Produtor foi criada para valorizar a população da zona rural

Compartilhe:

Acontece a partir desta sexta-feira, dia 9, a 3ª edição da Festa do Produtor Rural de Rio Claro e região. O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura e desde 2010 está incluído no calendário oficial do município por meio de projeto de lei da vereadora Raquel Picelli.

A festa ocorrerá nas dependências da Faculdade Anhanguera. A instituição também participa da organização, juntamente com a Associação dos Apicultores de Rio Claro (Apirc) e Associação dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região.

De acordo com Raquel Picelli, o projeto de lei que institui no município a festa do produtor rural tem o intuito de fortalecer e mostrar a importância para Rio Claro destas pessoas.

Para a vereadora, diversas ações e requerimentos foram solicitados à prefeitura e foram atendidos. Estas medidas estão contribuindo para o crescimento e consolidação dos produtores rurais no mercado.

“A criação da cooperativa para a agricultura familiar, por exemplo, foi um grande passo. Hoje, as pessoas da zona rural comercializam seus produtos para a merenda escolar e banco de alimentos. E isto só foi possível com o apoio de alguns vereadores e do poder Executivo.”

A implantação do Serviço de Inspeção Municipal, o S.I.M, também era um compromisso da atual administração municipal, principalmente com os agricultores familiares e tornou Rio Claro integrante de um seleto grupo de cidades que se preocupa com a qualidade de seus alimentos.

Segundo os organizadores da Festa do Produtor Rural, serão mais de 50 expositores rurais e do agronegócio. A programação ainda prevê apresentação de show sertanejo-universitário.

“Os visitantes poderão verificar diversos produtos, haverá comercialização de vasos, orquídeas, queijos, doces, cachaça, mel, plantas ornamentais, frutas. Verduras orgânicas, artesanato rural e aves”, informa Raquel Picelli.

O evento será aberto oficialmente, dia 9, às 19h. Na sexta-feira e no sábado o horário será das 19h às 22h e no domingo, permanecerá aberta das 9 às 20 horas. A entrada é gratuita.