
Integrantes do Parlamento Jovem 2012 falam sobre experiência no Legislativo
Os integrantes dos Parlamento Jovem se reuniram novamente nesta quarta-feira, dia 7, para mais uma sessão legislativa. O principal assunto debatido foi a situação da cultura em Rio Claro.
Luesley Luiz Alves ocupou a tribuna e com um nariz de palhaço prestou homenagem ao ator e diretor teatral Cérjio Mantovani e à dançarina Sandra Braz, ambos já falecidos e que foram destaque na cultura de Rio Claro. “Hoje é comemorado o dia do palhaço e por isso, quero aproveitar e lembrar a importância destes nomes para a cidade. Eles ajudaram muitos jovens ao caminho das artes cênicas.”
O parlamentar ainda ressaltou que é necessária mais atenção do poder público em relação à cultura e aos espaços culturais. “O Teatro Municipal precisa de mais investimentos. Rio Claro tem que crescer nesta área.”
A presidente do Parlamento Maria Rita de Cássia Leonardo alertou sobre a falta de espaços de lazer e cultura aos jovens e enfatizou que esta ausência esta causando conflitos na sociedade.
“Percebo que nos últimos tempos muito se tem falado sobre as confusões que estão acontecendo em frente ao shopping e a antiga Estação Ferroviária em decorrência da aglomeração de jovens, porém eu questiono se existem locais de lazer, principalmente nos bairros mais carentes.”
Joaquim de Araújo Almeida Neto falou sobre sua propositura sobre a criação de praças e áreas de lazer no bairro Jardim Nova Rio Claro. A finalidade é proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores. “Este é um anseio da população.”
Raphael de Oliveira Canova reforçou as palavras de seus colegas e salientou que é preciso mais políticas públicas para a juventude. Já Daniel Bock dos Santos ressaltou que a educação e a cultura são ferramentas contras as drogas e fez críticas ao sistema político.
“No Parlamento Jovem pude verificar a limitação dos vereadores em elaborar projetos, já que não se pode preparar proposituras que gerem despesas ao município.”Júlia Hermes Schlittler aproveitou o desabafo do colega e reinterou que esta restrição deixa muitas vezes os vereadores de mão atadas.
Além da cultura, outros assuntos foram abordados na sessão. Ingrid dos Santos solicitou à prefeitura municipal melhor sinalização na rotatória da Rua 6 com Avenida M41, no Jardim Progresso.
Lorena Marroni Carvalho relatou sobre a necessidade de melhorias no Sistema Único de Saúde. Rebeca Alem Rosa de Oliveira fez requerimentos à prefeitura pedindo a instalação de mais semáforos na Avenida Tancredo Neves. Brunno Augusto também destacou requerimentos de sua autoria que abordam temas relacionados a recapeamento e iluminação pública.