- Notícias

Caos no trânsito coloca estudantes e moradores da zona sul em risco

Compartilhe:

A circulação de pessoas, principalmente crianças e idosos, é algo que requer competência das autoridades públicas para que a segurança seja garantida. Na sessão ordinária da Câmara Municipal da última quarta-feira, dia 17, o vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas) colocou na pauta de discussões problema grave que ocorre no cruzamento da Rua 30 com a Estrada dos Costas – trecho que faz a ligação dos bairros Jardim Inocoop, Jardim Paulista I e Jardim das Palmeiras.

De acordo com o parlamentar, a falta de semáforo e outros dispositivos que possam garantir a segurança colocam pedestres, entre eles inúmeros estudantes, em risco permanente. “Na semana passada dois acidentes aconteceram neste local. Em um deles, fui informado que, a pessoa teve um dos pés amputado”, comentou Juninho da Padaria ao exemplificar a gravidade do cruzamento.

Na avaliação do democrata, a Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, precisa com urgência colocar semáforo para pedestres no local a exemplo do que serviço feito na Rua 1 com a Avenida 1, no Centro. “Muitas crianças que estudam na escola Décio Baccaro, no Inocoop, passam por este cruzamento duas vezes diariamente. Com o semáforo, o risco de atropelamento será praticamente eliminado”, salienta o vereador.

Para que a administração municipal possa implantar semáforo no cruzamento da Rua 30 com a Estrada dos Costas, Juninho da Padaria apresentará emenda parlamentar no Orçamento 2013 que tramita no Legislativo. “Precisamos resolver este problema. Não podemos ficar com os braços cruzados enquanto a vida das pessoas estão em risco”, afirma.

O democrata observa que o avanço populacional decorrente dos investimentos significativos que a zona sul da cidade recebe na área da habitação agrava mais ainda o problema do trânsito neste ponto. “A maioria das pessoas que deslocam-se para o Jardim das Palmeiras, Brasília, Guanabara, Nova Rio Claro e Terra Nova passa pela Rua 30 com a Estrada dos Costas. Muitas famílias que moram no Jardim Paulista também utilizam este cruzamento. Daí a necessidade da implantação de um semáforo emergencial e de um plano eficaz que possa garantir a segurança no trânsito de forma permanente”, completa Juninho da Padaria.