- Notícias

Integrantes da oitava edição do Parlamento Jovem tomam posse

Compartilhe:

Tomaram posse na noite desta quarta-feira, dia 10, os integrantes da oitava edição do Parlamento Jovem. A solenidade foi realizada no Plenário da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Valdir Andreeta. As vereadoras Raquel Picelli e Monica Hussni Messetti e a vice-prefeita Olga Salomão também compuseram a mesa diretora da cerimônia.

Após iniciar a sessão, o presidente Valdir Andreeta solicitou à vereadora Raquel Picelli, que ocupava a primeira secretaria, que  fizesse a leitura do compromisso de posse:”Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a Legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos.”

Depois de feita a leitura cada parlamentar se dirigiu à frente do presidente e respondeu a expressão: “Assim o prometo.” Diante deste compromisso os parlamentares jovens foram declarados empossados.

O presidente Valdir Andreeta cumprimentou todos os participantes e enfatizou a importância dos jovens na participação da vida pública e ressaltou que a Câmara Municipal estará a disposição para ajuda-los e orienta-los durante o período de trabalho.

A vereadora Raquel Picelli desejou que nesta trajetória eles aproveitem para terem mais consciência sobre o que é a política. “Conhecer a Lei Orgânica do Município já é um grande avanço. O parlamento Jovem é uma formação cidadã”. Raquel também sugeriu aos jovens que passassem um dia de trabalho com ela para verificarem na prática o trabalho do vereador.

A vice-prefeita Olga Salomão manifestou a importância da participação feminina no Parlamento Jovem. “São seis meninas participando desta edição. Isto é muito bom. Lutamos para que sejam 50% de homens e 50% de mulheres nos parlamentos.”

O interesse de crianças e jovens pela política também foi destaque do pronunciamento da vice-prefeita. Ela mencionou que estimula a juventude a refletir sobre política. “O Parlamento Jovem é o único poder que representa o povo e o debate político está voltando a florescer na cidade.”

Os parlamentares jovens também puderam escutar o depoimento da estudante Maíra Rubini Ruiz, que participou da edição passada e realizou um trabalho que está sendo reconhecido mundialmente. Ela é autora do projeto de gestão de pilhas e baterias e já apresentou esta propositura em Nova York em uma feira, sendo a única medalha de prata para o Brasil.

Maíra destacou que todos devem estar honrados por estarem representando os milhares de jovens de Rio Claro e enfatizou que eles se tornarão mais maduros, terão mais argumentos para debater política. “Não podemos ficar acomodados com o que nos incomoda. A política é a anatomia do poder social.”

Wilian da Silva, também ex-integrante do Parlamento Jovem de Rio Claro, irá atuar a partir de novembro do Parlamento Jovem de Brasília.

Após a solenidade, foi eleita a mesa diretora da nova edição do Parlamento Jovem, que ficou constituída da seguinte forma: para a presidência foi eleita Maria Rita de Cássia Leonardo, do Colégio Claretiano; a vice-presidência ficou para Raphael de Oliveira Canova, da Escola Chanceler Raul Fernandes; Letícia Valente que representa a escola João Batista Leme foi eleita primeira secretária e Daniel Bock dos Santos, do Colégio Educacional Sesi, ficou com a segunda secretaria.

O Parlamento Jovem é composto também por: Brunno Augusto, do Colégio Koelle; Ingrid dos Santos, da escola Joaquim Ribeiro;  Joaquim de Araújo Almeida Neto, da escola Professor Marciano Toledo Piza; José Wemelson Santana dos Santos, da escola Professor José Fernandes; Julia Hermes Schlittler, do Colégio Puríssimo; Juliana Azevedo Raphael Leite, do COC Rio Claro; Lorena Marroni Carvalho, do Colégio Objetivo; Luesley Luiz Alves, da escola Professor Zita de Godoy Camargo e Rebeca Alem Rosa de Oliveira, do Colégio Alem.

A próxima sessão do Parlamento Jovem acontece na próxima quarta-feira, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal.