O local onde será instalado o Centro de Referência e Atendimento à Mulher já foi alugado pela prefeitura e atualmente está passando por adequações e reparos para atender com qualidade a população que utilizará o espaço.
A necessidade de implantação de um Centro de Referência em Rio Claro era uma demanda apresentada na Carta Mulheres e que foi concretizada. A afirmação é da vereadora Raquel Picelli, autora da Lei que institui no município o documento oficial “Carta das Mulheres”, quem tem entre seus objetivos servir de ferramenta na implantação de políticas públicas para as mulheres.
Esta semana a vereadora foi até o prédio onde será o Centro de Referência acompanhada da Assessora de Referência e Atendimento à Mulher Bell Rezende para verificar o andamento da manutenção e adequação da casa, que a inauguração do espaço está prevista para o dia 3 de julho.
“A visita foi positiva e pude analisar os ambientes onde serão prestados os atendimentos. Fico feliz em acompanhar a concretização de um trabalho em prol das mulheres que teve apoio e empenho da Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher e da prefeitura municipal”, destaca a vereadora.
Raquel Picelli informa que o Centro de Referência e Atendimento à Mulher é um espaço de atendimentos individuais e de acolhimento , orientações, contatos institucionais, encaminhamentos, palestras educativas e de capacitação.
Bell Rezende também esclarece os objetivos do local. “O Centro de Referência visa prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres principalmente as que estão em situação de violência independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião do município, conforme demanda da Carta das Mulheres de Rio Claro”, enfatiza a Assessora de Referência e Atendimento à Mulher.
Além de ser uma demanda da Carta das Mulheres de Rio Claro, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher contempla uma das ações previstas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que está em sintonia com as políticas públicas para as mulheres do município.
É importante ressaltar que este é um projeto com recursos advindos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Os trabalhos do Centro de Referência serão coordenados pela gestora Bell Rezende.
O atendimento prestado pela equipe multidisciplinar tem por objetivo:
Oferecer atenção e acolhida no enfrentamento as diferentes formas de violência contra as mulheres;
Fornecer atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência;
Oferecer atividades socioeducativas e culturais;
Oferecer capacitação profissional e geração de renda;
Oferecer orientação e encaminhamento a rede de serviços;
Promover espaço de reuniões, organizações e articulações de mulheres;
Propiciar espaço de pesquisas e informações.