Dois requerimentos de autoria do vereador Sergio Carnevale, aprovados pelos demais vereadores durante sessão legislativa, foram encaminhados ao prefeito municipal Du Altimari no mês de maio. Carnevale ainda aguarda as respostas, que pela Lei Orgânica do Município deveriam ser de no máximo 15 dias.
Em um dos requerimentos o vereador solicita ao poder Executivo que providencie com urgência um laudo técnico de engenharia com relação ao prédio do Gabinete de Leitura que abriga a principal biblioteca municipal de Rio Claro, localizada na Avenida 4 entre as Ruas 5 e 6, no centro da cidade.
De acordo com Carnevale, este pedido expõe sua preocupação com a preservação do acervo, de livros didáticos e históricos, que está armazenado na biblioteca.
“O local está precisando urgentemente de manutenção e reparos. Já presenciamos uma das piores cenas para a cultura e educação de Rio Claro que foi o incêndio do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga; a prefeitura não pode continuar a fechar os olhos e dar pouca atenção aos prédios históricos da cidade, principalmente aqueles que guardam relíquias e livros antigos”, enfatiza Sergio Carnevale.
Para o vereador, a prefeitura municipal deveria gastar menos com publicidade, por exemplo, e investir mais na cidade de Rio Claro. Sobre isso, Carnevale elaborou o requerimento nº 2693, que aborda valores repassados a agência de publicidade PG.
Sergio Carnevale solicita que o prefeito municipal envie à Câmara as cópias de empenhos pagos à Agência PG. “A prefeitura turbinou o contrato com a PG em mais de 763 mil reais, por meio de duas autorizações de despesas assinadas no mesmo dia, em 3 de abril. É preciso estar atento a este repasse público; não de pode esquecer que esta empresa foi citada no escândalo que custou os mandatos do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e Demétrio Vilagra (PT) na cidade de Campinas”, ressalta.
O vereador ainda lembra que em 20 de janeiro de 2012 foram destinados à PG Comunicação mais de 384 mil reais. “Com isso, em pouco mais de quatro meses a prefeitura já gastou mais de 1 milhão em publicidade. Sendo que Rio Claro, está precisando de investimento na saúde, educação, cultura,enfim, em todos os setores que envolvem a sociedade civil.”
Segundo Carnevale, estes dois requerimentos têm como objetivo a reflexão e as atitudes e sobre a aplicação do dinheiro público. Para ele, a prefeitura deveria rever tantos gastos com publicidade, sendo que a cidade necessita de mais atenção do poder público.