O empresário português José Lopes Pais, proprietário do Rio Claro Plaza Hotel, recebeu o título de Cidadão Rio-Clarense na Câmara Municipal, em solenidade realizada na noite da última segunda-feira, (18). A propositura foi do vereador Ricardo Campeão e contou com a aprovação de todos os demais integrantes da casa.
A Mesa da Sessão Solene foi presidida por Ricardo Campeão e teve ainda o vereador Juninho da Padaria como primeiro secretário, Geraldo Voluntário – segundo secretário; Neuseli Cássia Domingos de Moraes (secretária de Desenvolvimento Econômico) – representando o prefeito Du Altimari; Nevoeiro Júnior – representando o deputado Aldo Demarchi e Djalma Schio – representante do Lions Club Indaiá.
Acompanhado de familiares e inúmeros amigos, José Lopes Pais ouviu atentamente as palavras dos que ocuparam a tribuna para falar um pouco sobre sua trajetória de vida.
Visivelmente emocionado, o empresário agradeceu a homenagem e disse não fazer nada sozinho. “Sou português de nascimento, brasileiro de coração e rio-clarense de paixão. Se eu não gostasse tanto dessa cidade não teria transferido todo o meu patrimônio para cá. Acredito em Rio Claro, adoro essa cidade e fico muito feliz com a homenagem”, declarou.
Autor da proposta do título, Ricardo Campeão enfatizou que vivemos dias difíceis, tensos e de muitas incertezas. “Numa época como a que vivemos, uma das virtudes mais admiráveis num ser humano é a solidariedade. Isso o senhor José Lopes Pais tem de sobra. Ele não é apenas um empresário bem sucedido. É um homem de bom coração, que sempre esteve disposto a ajudar o próximo através de projetos sociais e filantrópicos sérios no Gacc, Lions Indaiá, Asilo São Vicente e outros tantos”, ponderou o vereador.
Biografia
José Lopes Pais nasceu no dia 30 de abril de 1949, na Aldeia de Fiais da Telha, Distrito de Viseu, em Portugal. Filho de Fernando e Aurora Pais, chegou ao Brasil no ano de 1965, na cidade de São Paulo.
A perda do pai aos 12 anos de idade acarretou inúmeras dificuldades na vida de José, durante a infância e adolescência. Foi então que decidiu tentar a sorte com a família no Brasil, aos 16 anos.
Sem profissão definida, chegou a capital paulista e sofreu um novo golpe – a parda da mãe Aurora. Mesmo assim não lhe faltaram determinação, coragem e vontade de vencer.
Seu primeiro emprego em São Paulo foi num bar, do qual após dois anos de trabalho já se tornara sócio. A expansão de suas atividades como comerciante foi questão de tempo. Teve pizzarias, imobiliária, até chegar ao ramo da hotelaria, no qual está até hoje.
Chegou a voltar a viver em Portugal, em 1990, cansado das situações de violência e insegurança que viveu com a família no Brasil. Não se adaptou e acabou retornando para cá e dar sequência aos negócios em São Paulo.
Decidiu então sair da capital e mudar-se para o interior. Foi assim que José Lopes Pais encontrou Rio Claro. Adquiriu um imóvel da família Manieiro para construir o Rio Claro Plaza Hotel e transformá-lo numa referência no setor hoteleiro em toda a região.
Vendeu todos os comércios que tinha em São Paulo para estabelecer-se definitivamente em Rio Claro.
Além de empresário bem sucedido, José Lopes Pais destaca-se como cidadão atuante na filantropia da cidade. Está à frente de projetos relevantes em entidades de extremo respeito como o Gacc – Grupo de Apoio a Criança com câncer; Lions Club Indaiá; Asilo São Vicente de Paulo, entre outros.
Pai de quatro filhos, Fernando, Leonardo, Ricardo e Simone, José Lopes Pais conheceu em Rio Claro sua atual esposa, Maria do Carmo Lopes Moraes, com quem divide a alegria de servir ao próximo com desprendimento e muita dedicação.