Na tarde da última segunda-feira, dia 18 de junho, foi realizada a solenidade, no plenário da Câmara Municipal, para a entrega da Carta das Mulheres 2012 – trabalho que integra a Semana da Mulher em Rio Claro. O prefeito Du Altimari, a vice Olga Salomão e o deputado federal Ricardo Izar estiveram entre as autoridades presentes. A solenidade foi presidida por Maria do Carmo Guilherme e contou também com a presença de Raquel Picelli na mesa principal – parlamentar responsável pelo grupo que encabeçou as ações junto com Maria do Carmo.
Secretária municipal da Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira destacou a importância do documento elaborado mas lembrou a luta das mulheres não para por aí: “Temos muitas lutas para vencer. Em nome das 4 mil famílias atendidas pelo programa Bolsa Família na cidade gostaria de agradecer o empenho de todas nas conferências. Rio Claro é uma das primeiras cidades a trabalhar nesta linha. O que fala se escreve e o que está escrito dá para cobrar”, comentou.
Representando a deputada Aline Corrêa, o vereador Julinho Lopes destacou o trabalho da parlamentar no que diz respeito ao envio de recursos – via emendas – para a construção de casas populares em Rio Claro. “O mais importante é que as escrituras das casas saem em nome das mulheres. São elas que criam os filhos e por isso não podem ficar desamparadas”, observou.
Raquel Picelli lembrou que Olga Salomão plantou a semente em 1991 quando criou a Semana da Mulher em Rio Claro. “Eu implementei”, enfatizou a vereadora que carrega a bandeira das políticas públicas às mulheres. A vereadora destacou na sua fala que neste mês deverá ser inaugurado o Centro de Referência da Mulher onde vítimas de violência poderão realizar exames em condições adequadas.
Ricardo Izar comentou que nas Eleições 2010 obteve somente 19 votos em Rio Claro e disse: “Nunca é tarde para realizar trabalho e é por isso que estamos aqui”, disse o parlamentar após lembrar o trabalho do pai, também como deputado federal, em 10 mandatos.
Olga Salomão ressaltou que o Governo Altimari tem atenção especial com as pessoas. “Criamos as assessorias da integração social, juventude, idoso e da mulher”, enfatizou. Segundo a vice-prefeita, a força da Carta das Mulheres está na forma como ela foi elaborada. “A Carta foi discutida na periferia com mulheres que vivenciam os problemas dos bairros”, acrescentou.
Rosana Altimari observou que o Fundo Social de Solidariedade realiza cursos e projetos com a finalidade de levar conhecimento profissional às mulheres. Destacou ainda emenda parlamentar de Aline Corrêa, no valor de R$ 200 mil, para que o projeto de qualificação na área de turismo/evento possa ser colocado em prática. “Vamos preparar 90 mulheres neste que é o setor que mais cresce no momento”, disse Rosana.
Maria do Carmo Guilherme solicitou ao delegado da Seccional de Rio Claro, Roberto Daher, empenho para que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) possa voltar a funcionar em prédio próprio. “Queremos de volta o nosso espaço”, disse a vereadora. Com relação a Carta das Mulheres, Maria do Carmo declarou: “Temos de elogiar tudo de bom que acontece em nossa cidade. A importância deste trabalho é indiscutível”, afirmou.
No encerramento da solenidade, o prefeito Du Altimari observou que a administração municipal encaminhou para a Câmara o projeto – já aprovado pela Câmara Municipal – que possibilita à gestante-servidora pública municipal seis meses de licença. “Atendemos reivindicação da bancada feminina do Legislativo. Este acolhimento é muito importante já que trata-se de um momento especial na vida da mulher”, frisou.
Du Altimari comentou ainda que a prefeitura está investindo mais de R$ 5 milhões em creches citando obras no bairro do Estádio, Jardim Progresso, Novo Wenzel e no Cervezão. “Estamos projetando também uma creche para 150 crianças no Terra Nova a qual deve ficar pronta em 2013”, finalizou. Representantes de diversas entidades como grupos da Melhor Idade, UFA – União dos Ferroviários Aposentados, entre outros estiveram presentes na solenidade.