- Infraestrutura, Meio ambiente, Notícias

Contratada empresa para avaliação técnica da figueira do São Benedito

Compartilhe:

A secretaria de Agricultura, por meio do assessor administrativo Durval Batista de Souza confirmou que foi contrata uma empresa para realizar uma análise técnica sobre as condições da figueira da Praça São Benedito.

A avaliação atende requerimento da vereadora Raquel Picelli que solicitava um estudo da árvore após protestos da população sobre possível corte da figueira.

Durante as sessões legislativas passadas, a vereadora destacou a importância histórica da árvore para o município de Rio Claro. “A figueira tem forte ligação com a comunidade negra e é considerada um patrimônio histórico. É a única remanescente depois que a figueira da Boa Morte foi retirada em novembro de 2005 ”, enfatizou Raquel Picelli.

Conforme estudos e pesquisas eram realizadas festas da comunidade negra embaixo da figueira do São Benedito, onde se dançavam o tambu, samba e dança do lenço.

“Por isso, quando surgiram as notícias sobre a possibilidade de corte há aproximadamente dois meses acionei o secretário de Agricultura Carlos Alberto De Lucca para que fosse desenvolvido um laudo técnico ”, ressaltou a vereadora.

A empresa irá produzir um diagnóstico completo da árvore, indicando ações e procedimentos que poderiam ser aplicados para manter a árvore em condições mais seguras.

Após o resultado do laudo técnico, a vereadora Raquel Picelli revela que será realizada uma audiência pública para informar a população sobre as condições da árvore.

“Como membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Rio Claro avalio ser fundamental a participação da população nesta audiência pública para que todos saibam as reais condições da figueira do São Benedito”, conclui Raquel Picelli.