- Infraestrutura, Notícias

Conquista da zona sul com o atual governo resume-se a um semáforo, aponta Andreeta

Compartilhe:

Após contatos com moradores dos bairros Jardim das Palmeiras, Guanabara I e II, Brasília I e II, Esmeralda, Jardim Novo I e II e Terra Nova, o presidente da Câmara Municipal, Valdir Andreeta, traçou o que chama de raio-X da zona sul da cidade. O resultado, na avaliação do parlamentar, foi negativo. “Posso afirmar, com todas as letras, que em três anos e cinco meses esta região foi contemplada apenas com um semáforo instalado na Estrada dos Costas nas proximidades do pontilhão que dá acesso ao Jardim das Palmeiras conhecido como Pontilhão dos Comerciantes.

O Complexo Educacional do Jardim Novo, cita o parlamentar, foi iniciado no Governo Nevoeiro e trata-se de uma parceria com o governo estadual via o deputado Aldo Demarchi.  O Caic, escola/creche localizada na Estrada dos Costas em área que divide Jardim Brasília e o Guanabara, recorda-se Andreeta, foi uma conquista de Rio Claro na época do governo do então presidente da República Collor de Mello – início da década de 90.

No Jardim Guanabara, o Projeto 100 e casas do projeto Pé-no-chão, cita Andreeta, tornaram-se realidade nas administrações Azil Brochini e Nevoeiro Junior. A implantação do Programa Saúde da Família e a conclusão do asfaltamento da Estrada dos Costas, trecho do Caic até o término do Guanabara, explica o parlamentar, também foram feitos pelo ex-prefeito Nevoeiro.

Andreeta fala sobre a dificuldade enfrentada pelos moradores da zona sul devido a desativação do posto de segurança, antes ocupado pela PM e também pela Guarda Municipal. “A segurança nesta região é nota zero. Por isso é que sempre digo: não adianta construir bases de segurança se elas não funcionarem. Esta aqui do Caic exemplifica o que estou falando”, explica.

Por falar em Caic, aponta o vereador, a escola/creche sofre com a falta de muro – fato que gera insegurança às crianças – condições elétricas precárias, bebedouro exposto a sujeira causada por pombos, entre outros problemas. “Em resumo, a escola está abandonada”, enfatiza.

No Jardim Nova Rio Claro, observa Andreeta, a situação é mais crítica. “Posso afirmar que é uma vergonha. Mato alto, por todos os lados, ruas sem asfalto, entre outros problemas. A prefeitura diz que vai pavimentar apenas a via principal. Coisa de gente que não sabe o que está falando. O bairro precisa ser todo asfaltado, por etapas, até completar 100%. Asfaltar apenas a via principal não vai ajudar em nada”, disparou.

As praças de lazer e esporte visitadas pelo parlamentar no Jardim das Palmeiras, Guanabara, entre bairros da zona sul, estão completamente abandonadas, tomadas pelo mato e sem condições de recreação. Moradores, afirma Andreeta, cansaram de solicitar melhorias à prefei