Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 19h, a Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Emérito a Silvio Borgi Filho. A iniciativa é do vereador Ricardo Campeão, por meio de Decreto Legislativo, aprovado pelos demais vereadores. A solenidade acontece no Plenário da Câmara Municipal.
Silvio Borgi Filho nasceu em Rio Claro, filho e neto de ferroviários, cursou a escola industrial até a 3ª série, ingressou com 14 anos na Escola SENAI Ferroviária, fazendo o curso de Carpinteiro durante três anos.
Ingressou nas atividades profissionais, em 01/01/1957, na antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e se aposentou na FEPASA – Ferrovia Paulista S.A.
Exerceu as funções de carpinteiro e marceneiro na seção de marcenaria de carros, passando posteriormente as funções de caldeireiro na seção de reparação de vagões entre outras nas oficinas de Rio Claro.
Mesmo depois de aposentado continuou a trabalhar como zelador no Centro de Lazer da Ferrovia e também como garçom na equipe do Sr. Nelson Franco atuando no Buffet Filarmônica, Buffet Caramelada, Buffet Tut’s, Buffet Penteado entre outros em Rio Claro e região.
É sócio veterano, por isso remido, do Grêmio Recreativo dos Empregadores da Cia. Paulista de Estradas de Ferro por haver contribuído durante 30 anos consecutivos.
É casado com a Srª. Aparecida Ribeiro Borgi, enfermeira aposentada, há 51 anos, pai de 4 filhos casados e avô de 6 netos.
Mora no bairro São Judas Tadeu há 50 anos, desde 1962 assim que o bairro começou a ser formado, sendo um dos fundadores e nomeado inspetor de quarteirão do bairro, geralmente acompanhava mendigos ao pronto socorro.
Frequenta a Capela de São Judas Tadeu desde a sua fundação, na qual atuou como zelador juntamente com o Sr. Armando Crioni (já falecido).
Tornou-se membro da Conferência da Sociedade São Vicente de Paulo em 1969, atuando na Conferência Vicentina Sant’ana, após dez anos começou na Conferência Vicentina São Judas Tadeu, como 1° secretário e continua até os dias de hoje como 2° secretário prestando assistência às famílias carentes.
Participou durante anos da pastoral da saúde pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, fazendo visitas aos enfermos, levando palavras