A subsecretaria de Relacionamento com Municípios da Casa Civil do Governo Estadual informou à Câmara Municipal, em resposta a ofício elaborado pelos vereadores Maria do Carmo Guilherme, Raquel Picelli, Sergio Desidera e Julinho Lopes, sobre os procedimentos necessários sobre a possibilidade de Rio Claro ser contemplado com uma Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.
A proposta da Rede Lucy Montoro é render condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente incluída na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
A Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro com consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses. Lançada em janeiro de 2009, viaja pelo estado prestando atendimento e ajudas técnicas onde não haja atendimentos para pessoas com deficiência física em unidades fixas.
Segundo a vereadora Maria do Carmo Guilherme, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência destacou que em face dos inúmeros pedidos de prefeitos e Câmara Municipais sobre a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro a secretaria está providenciando a agenda para este ano de 2012.
De acordo com a secretaria estadual é preciso que sejam encaminhas informações sobre o número de pacientes, diagnósticos, equipamento necessário para o atendimento, a fim de ser feita uma avaliação sobre a realização da demanda.
“Em conjunto com a prefeitura municipal e entidades que cuidam de pessoas com deficiência iremos fazer este levantamento e enviar estes dados à Casa Civil do governo Estadual. Acredito que Rio Claro mereça ser contemplada com a Unidade Móvel. Estamos buscando os mecanismos necessários para que esta ação seja concretizada no município”,enfatiza a vereadora Maria do Carmo Guilherme.